• Auteur : http://www.spip.net/pt
  • Date : 20 de Agosto de 2004 (4 de Setembro de 2005)
  • Licence : GNU General Public License link_license
  • Logiciel : SPIP (Notice Framasoft)

SPIP

Deseja criar um site web? Você já encara esse sitio como um trabalho colaboração? Então SPIP è talvez a ferramenta que lhe seja útil.

Pequeno aparte: SPIP pertence à numerosa família dos sites com paginas dinâmicas que são designadas por CMS (Content Management System).
À diferencia de um site estático onde você cria (laboriosamente) cada pagina, um sitio dinâmico separa, para seu conforto e uma melhor eficácia, a Forma (a carta gráfica) a tela (o conteúdo, o mais frequente texto). Este conteúdo está gravado na base de dados (o mais frequente MySQL) que è chamada pelo servidor (o mais frequente Apache) graças a uma linguagem de programação (o mais frequente PHP).
Para editar as pagina, basta Então escrever o texto nos quadros via formulários no vosso navegador. E è por isso que há uma parte publica (o sitio visto pelos visitantes) e uma parte privada (administração de seu CMS).

SPIP faz parte desses sites em CMS. Na medida que è aquele utilizado pela Framasoft, será para nos dificilmente ser objectivos. Para nos è nem mais nem menos um dos maiores êxitos em software nascido na esfera francófona livre ( sendo traduzido em Português, como em varias outras línguas). È igualmente um êxito cooperativo porque o projecto è sustentado por uma ampla e activa comunidade que lhe assegura reactividade, qualidade e perenidade.

Forums, peças juntas, multilinguismo, etc... : a lista das funcionalidades è longa mas o mais importante è que sua concepção favorece o atendimento de redactores do site sem que lhes seja pedido nenhuma competência a não ser a de conhecer seu navegador e de estar... conectado !
Sendo assim encontramos-nos nas melhores condições, para que seu sitio venha a ser um projecto colaboracionista de envergadura sabendo que , quantos mais somos mais è divertido.

Claro, temos que reconhecer que para o administrador principal (o webmestre), hà que se familiarizar com o animal e sua lógica de retroacção. Mas uma vez este cabo passado, que flexibilidade !

Deseja experimentar SPIP do interior e nos dar uma ajuda pela mesma ocasião ? Então dirija-se ao nosso espaço de novidades, de rectificações e de traduçao onde lhe convidamos a editar você mesmo uma noticia do sitio pela interface privada (exactamente como a noticia que está a ler neste momento).

Bem resumindo. Framasoft não seria o que è sem SPIP porque, pela internet mais do que em qualquer lugar, escolhas e possibilidades técnicas nascem dos métodos de trabalho e de organização. Os de SPIP convêm-nos perfeitamente.

Numa palavra como em cem : merci !

Commentaires

<< Poster un message >>
:: question :: précision :: avis :: commentaire :: bug ::

como faço pra istalar e manter em bom funcionamento o SPIP? , le 11 de Fevereiro de 2005 par Jadilson (0 rép.)

oi sou o Jadilson e ajudo em um telecentro onde temos uma rede interna com 20 computadores e tive um experiencia com O sPIP e gostei muito e achamos que ele seria de muita utilidade para nossa rede interna , descidimos procurar obter informações suficientes para instalar e manter o SPIP em bom funcionamento , para o pouco que sei do SPIP qualquer informação sera util . Obrigado ! Jadilson cabelomst@yahoo.com.br

Répondre à ce message

Informations complémentaires

Autres articles...

Plus...

Informations générales

Juste une image

Im Zug (oben) Im Zug (oben)
Creative Commons BY